MEDO

um projeto sentimental

"Há muros que separam nações, há muros que dividem pobres e ricos, mas não há hoje, no mundo um muro, que separe os que têm medo dos que não têm medo".
 
Mia Couto.
Jenifer Batista_21032015-11
Jenifer Batista_22032015
Jenifer Batista_21032015-15
Exposição no 5º Festival de Fotografia de Tiradentes 

Livro do Projeto

O medo pelos corajosos

Para sair da situação de pavor e desespero, fecho os olhos e rezo. Depois de anos de sofrimento descobri que a mente domina o medo 

- Suzane Ferreira

O medo da morte me trouxe de volta à vida

- Teresa Fabião

SOBRE O PROJETO

Medo é uma busca pessoal pela relação entre a expressão de um sentimento e a fotografia. Este trabalho surgiu por uma relação íntima e curiosidade que tenho com este sentimento. O resultado visual dessa busca é uma união de dois pólos: objeto e expressão. De um lado figura o objeto temido, do outro a reação provocada por sua fotografia. A união dessas duas imagens produz o terceiro significante que é o retrato do medo. Em Medo, a fotografia tem função dupla em relação à emoção. Isso porque procuro despertar sentimentos através de uma imagem e, ao mesmo tempo, registrá-la na câmera através do retrato, produzindo um novo significado. Estabeleço, então, uma relação de duplo vínculo entre o medo e a fotografia, em que uma imagem aciona as memórias deste sentimento e, ao mesmo tempo, as registra.

Lorena Vinturini

Jenifer Batista_22032015